A fala do vereador, que é evangélico e faz oposição ao prefeito Vilmar Félix (PSB), ocorreu na sessão da última terça-feira (27), em Acopiara, e causou grande repercussão nas redes sociais. Ricardo comparou os pedidos feitos ao Executivo municipal com as preces dirigidas a santos como São Francisco de Assis e ao próprio Padre Cícero, insinuando que ambos são pouco eficazes.
“É igual a Canindé, todo mundo faz prece a São Francisco, a Padre Cícero de Juazeiro, mas poucos são alcançados”, disse, ao comentar os requerimentos dos colegas parlamentares.
A fala foi considerada desrespeitosa pelos vereadores de Juazeiro, especialmente por atingir a fé popular e a imagem de Padre Cícero, considerado símbolo de devoção para milhões de romeiros. A moção de repúdio foi aprovada pela maioria dos parlamentares, inclusive por membros do próprio partido de Ricardo Costa. Capitão Vieira, Raimundo Júnior e Jacqueline Gouveia, todos do MDB, votaram a favor.
Além disso, os vereadores Lukão (PSDB) e Barbosa Neto (PT) solicitaram o envio de um ofício formal à Câmara de Acopiara, contendo o teor da moção. A atitude foi vista como um gesto de defesa à identidade cultural e religiosa do povo juazeirense, que não admite desrespeito à memória do “Padim Ciço”.
Redação: DDC