Esse avanço acontece num momento emblemático para a educação brasileira. No ano passado, o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram a retomada de 1.178 creches e 685 escolas de tempo integral em todo o país, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento. Desde então, o ritmo das obras tem sido um sucesso, resgatando estruturas paradas há anos e garantindo novos investimentos para a educação de base.
Além de Assaré, Novo Oriente, também no Ceará, aparece em segundo lugar na lista de obras mais adiantadas, seguido por Canelinha, em Santa Catarina. O destaque de cidades cearenses nesse ranking reforça o protagonismo do estado na execução do Novo PAC.
O Novo PAC é um dos maiores programas de infraestrutura e desenvolvimento do Brasil, lançado pelo Governo Federal para impulsionar obras em diversas áreas, como saúde, educação, mobilidade e habitação.
Em tempos em que a lentidão costuma ser a regra nas obras públicas, Assaré prova que é possível fazer diferente. A cidade segue na frente e se firma como exemplo de agilidade e gestão eficiente.
REDAÇÃO: Daqui Do Cariri.