Cerca de 300 escapamentos adulterados, recolhidos durante fiscalizações de trânsito em Juazeiro do Norte, foram destruídos na última quinta-feira (4). A ação, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, marcou simbolicamente o combate à perturbação sonora provocada por veículos que circulam com descargas irregulares.
O material destruído será doado a catadores vinculados à Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU). Os equipamentos haviam sido apreendidos ao longo dos últimos meses pelas equipes do Grupamento de Trânsito da Polícia Municipal e pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), dentro da operação Descarga Livre.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, o barulho excessivo de descargas adulteradas especialmente em motocicletas está entre as principais fontes de perturbação ao sossego na cidade.
“Esse ruído afeta grupos vulneráveis. Por isso montamos a operação Descarga Livre, que vem retirando de circulação essas descargas barulhentas”, destacou.
Além de causar desconforto a idosos, crianças e pessoas com sensibilidade auditiva, o uso de escapamentos adulterados constitui infração de trânsito, passível de multa e da exigência de retirada da peça para liberação do veículo.
ddc
Tags
Juazeiro do Norte
.jpg)