A programação tem início pela manhã, em Fortaleza, com a entrega das Carteiras Nacionais Docentes do Brasil (CNDB) e de equipamentos do Programa Mais Professores. Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a CNDB possui validade nacional e garante acesso a benefícios culturais, de lazer e comerciais em todo o país.
Ainda na capital, Lula participa da assinatura do convênio para a 3ª fase das obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está sendo construído no Estado. Também está previsto o anúncio da instalação de um datacenter no Ceará, empreendimento que deve reforçar o setor tecnológico local embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.
No período da tarde, o presidente segue para o município de Horizonte, onde participa da cerimônia que marca o início da produção nacional de veículos elétricos da General Motors (GM), no Polo Automotivo do Ceará (PACE). Segundo Guimarães, o momento simboliza “um dia que combina valorização dos nossos professores com inovação, empregos qualificados e o avanço da indústria cearense”.
A presença de Lula reforça a continuidade de investimentos federais no Estado. Em março deste ano, o presidente esteve no Ceará para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC). Já em julho, visitou o trecho da Transnordestina, no município de Missão Velha, destacando a importância da obra para o desenvolvimento logístico da região.
.jpg)