Segundo o órgão, seis municípios já ultrapassaram o teto de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) destinado a gastos com servidores, enquanto outros 20 atingiram o limite prudencial, equivalente a 95% do limite máximo permitido.
As notificações fazem parte de 121 alertas enviados a prefeituras, câmaras municipais, consórcios e ao Governo do Estado, publicados no Diário Oficial. O Tribunal esclareceu que os alertas não têm caráter punitivo, mas funcionam como instrumento preventivo, orientando os gestores a adotar medidas de correção antes que enfrentem sanções legais.
Municípios que ultrapassaram o limite de 54%
-
Acopiara – 58,92%
-
Acarape – 55,87%
-
Lavras da Mangabeira – 55,45%
-
Saboeiro – 55,02%
-
Barroquinha – 54,24%
-
Milhã – 54,14%
Municípios que atingiram o limite prudencial
Altaneira, Baixio, Catunda, Frecheirinha, General Sampaio, Iguatu, Ipaumirim, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Mulungu, Ocara, Palhano, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Potengi, Solonópole e Tarrafas.
O TCE reforçou que o crescimento da folha de pagamento é um dos principais fatores que levam ao descumprimento dos limites fiscais, comprometendo a capacidade de investimento e a saúde financeira dos municípios.
REDAÇÃO: Daqui Do Cariri.
.jpg)