Com o tema “Construindo Políticas com Voz e Ação: o futuro começa na infância”, o encontro teve como foco ouvir a população, apresentar o diagnóstico situacional da infância e adolescência em Salitre e, principalmente, planejar ações concretas para garantir os direitos das crianças e adolescentes salitrenses.
Durante o fórum, foram debatidas prioridades nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, Proteção e Participação Social, todas voltadas ao enfrentamento das vulnerabilidades que atingem a infância e juventude. As propostas apresentadas servirão de base para o Plano de Ação Municipal pelos Resultados Sistêmicos, alinhado às metas do Selo UNICEF.
O momento contou com palestras dos advogados Luciano Veloso e Rodrigo Viana, que abordaram, respectivamente, os direitos das crianças e adolescentes e os direitos das crianças autistas. A programação foi enriquecida ainda com uma apresentação cultural do grupo “Os Filhos de Dandara”, formado por crianças e adolescentes da comunidade quilombola da Serrinha, que emocionaram o público com uma celebração à identidade, diversidade e inclusão social.
Outro destaque foi a atuação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que deu voz aos jovens e apresentou ideias relevantes sobre temas prioritários para a juventude local. O protagonismo juvenil foi reconhecido como essencial para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à adolescência.
Redação: DDC

